Porto Real
GRUPO AGRONELLI

Leite Tipo A

Você sabe o
que é Tipo A?

É uma classificação dada ao leite produzido com alto padrão de qualidade.
Segundo a legislação vigente Instrução Normativa n° 62 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA, publicada em 2011, existe dois tipos de leite cru que dão origem ao leite pasteurizado.


PASTEURIZADO TIPO A

O leite cru refrigerado tipo A dá origem ao leite pasteurizado tipo A e a derivados lácteos que sejam produzidos nesse laticínio denominado granja leiteira. Sendo produzido, beneficiado e envasado nesse local, respeitando uma série de exigências. A granja leiteira produtora de leite A não pode receber leite de outras propriedades, sendo um rebanho único da própria propriedade. A ordenha é obrigatoriamente mecânica, realizada em uma sala própria com canalização do leite em circuito fechado e resfriamento em tanques de expansão à no máximo 4°C.

Além de obedecer a parâmetros microbiológicos e de contagem de células somáticas, mais rigorosos do que os previstos para o leite cru refrigerado, não existe a etapa de transporte do leite, onde todo o processo ocorre em tubulações fechadas sendo o circuito totalmente fechado desde a ordenha, passando pela etapa de resfriamento e processamento, o que reduz significativamente a possibilidade qualquer tipo de contaminação com o meio externo. O processo de pasteurização ocorre em um curto intervalo de tempo após a ordenha, minimizando assim possíveis alterações promovidas por microrganismos durante a refrigeração do leite.


O que classifica um leite de alta qualidade “Tipo A”?

Os parâmetros microbiológicos para o leite pasteurizado tipo A
são também mais rigorosos do que para o leite pasteurizado
resultando, na prática, em um prazo de validade maior para o leite tipo A.